Jean Lucy Toledo Vieira

E-MAILS

Ultimo Sexta-feira de cada mês às 20hs.

O Centro Social Dom Bosco tem sua data de fundação em 10 de maio de 1999. Nasceu a partir da iniciativa de leigos engajados da Paróquia São João Bosco, com o apoio do pároco local, na época Padre Waldomiro, preocupados com a ação social da Igreja.

Desde sua origem a promoção humana sempre foi uma das grandes preocupações do Centro Social que ao longo dos anos tem se empenhado para que isso aconteça através de seus projetos. A comunidade sempre esteve presente, colaborando em cada ação promovida pelo CSDB.

O atendimento em todos os seus projetos é voltado prioritariamente para as pessoas e famílias mais necessitadas, cuja renda familiar gira em torno de um a dois salários mínimos.

Ao longo dos anos vários projetos foram desenvolvidos pelo Centro Social, como a Escolinha de Esportes, que inicialmente oferecia apenas esportes e mais tarde auxílio tarefa, o Balcão de Empregos, cursos em diversas áreas, como Informática, Corte e Costura, Secretariado, Montagem e Manutenção de Computadores, entre outros. Atualmente o Centro Social desenvolve os seguintes Projetos:

– Creche Nossa Senhora Auxiliadora. São duas creches que juntas atendem 127 crianças entre 4 meses a 4 anos, em período integral. Na creche recebem carinho, dedicação, atenção, atividades lúdicas, pedagógicas, religiosas e são acompanhadas de perto em suas necessidades.

– Projeto Amorevolezza. Um projeto que atende 50 crianças entre 5 a 9 anos de idade, no contraturno escolar.

– Ciclo de Palestras. São palestras oferecidas às famílias atendidas. As palestras são sempre formativas e abordam temáticas diversas, sempre a partir das necessidades constatadas. São feitas por profissionais da área em foco naquele dia.

– Curso de Alfabetização de Adultos. Um curso voltado para jovens e adultos que não tiveram oportunidades de estudar e agora desejam aprender ler, escrever e as quatro operações básicas.

– Curso de Informática para jovens e adultos. É um curso oferecido aos alunos do Curso de Alfabetização de Adultos, promovendo a inclusão digital.

– Plantão Social. Atendimento a famílias vulnerabilizadas previamente cadastradas, através de visitas, oferecimento de cestas básicas e possíveis encaminhamentos.

A colaboração da comunidade e de pessoas de boa vontade é essencial para que os projetos do Centro Social aconteçam com sucesso. Para mais informações sobre como ajudar nesta obra social, entre em contato com o Centro Social através do telefone 3351-9705 ou visite sua sede, que fica na Rua São Paulo, 1277, Vila Célia.