Aniversário de Dom Bosco

Hoje comemoramos o nascimento de São João Dom Bosco, apóstolo da juventude, que gastou sua vida pela evangelização e salvação da juventude do seu tempo.

Nascido em Becchi, na Itália, numa família de camponeses pobres, ficou órfão de pai com dois irmãos. Sua mãe, Margarida, era uma mulher forte e decidida. Criou três filhos sozinha. Um misterioso sonho marcou a vida de São João Dom Bosco aos nove anos de idade. Os anos que se seguiram foram orientados por esse sonho. Margarida Bosco suportou humilhações e cansaços extremos para que seu filho chegasse a ser padre.

Ordenou-se sacerdote em 1841, em Turim, Itália. O mundo passava por grandes transformações. Na miséria desoladora dos subúrbios havia jovens desocupados, sem rumo, famintos. Ai o novo sacerdote identificou com quem dedicaria sua vida. Dom Bosco fez tudo para impedir que os jovens abandonados fossem obrigados a roubar para comer e acabar nas prisões.

O santo dos jovens morreu no dia 31 de janeiro de 1888, com 72 anos. Foi aclamado pelo Papa João Paulo II como o “Pai e Mestre da Juventude”.

Dom Bosco, Rogai por nós!

 

Fonte: Canção Nova.

Comments are closed.